domingo, 28 de março de 2010

Boatos sobre vacina anti-H1N1 são 'irresponsáveis', diz Ministério da Saúde



G1 

 
Uma avalanche de e-mails tem circulado dizendo que a vacinação contra a nova gripe pode ser uma grande conspiração para reduzir a população do planeta. A mensagem mais veiculada, diz que a vacina contém substâncias tóxicas.

O e-mail foi enviado ao Ministério da Saúde, que negou as informações. “Mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com essa vacina no Hemisfério Norte, sem qualquer efeito colateral grave. A vacina é eficaz, segura e protege a população”, diz o órgão federal em nota. “E-mails e boatos irresponsáveis como esses ocorrem em todas as campanhas realizadas pelo mundo.”

Uma dúvida que tem preocupado muito as gestantes é se a nova vacina pode causar algum tipo de malformação nos bebês. “Não há qualquer relato ou evidência de malformação fetal em decorrência da vacina contra Influenza H1N1”, respondeu o ministério.

Rede privada
Instituições de saúde particulares endossam as afirmações do ministério. Em São Paulo, os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein confirmaram que aplicaram em seus profissionais a vacina distribuída pelo governo federal – a mesma que está sendo usada em toda a população.

Medo de vacina
Pânico e boataria em campanhas de imunização não é novidade. Em 1904, quando o médico sanitarista Oswaldo Cruz quis livrar o Rio de Janeiro da varíola, a população se rebelou contra uma lei federal que obrigava as pessoas a se vacinarem.

Entre 10 e 16 de novembro daquele ano, a cidade – então capital do país – viveu dias de guerra. Bondes foram tombados, trilhos arrancados e barricadas foram armadas. O episódio, conhecido como “Revolta da Vacina”, marcou a história da Primeira República. A doença foi erradicada do Brasil em 1973, e em 1980 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola extinta.

Em 2008, uma onda de boatos também deixou muitas pessoas com medo da vacinação contra a rubéola. “Circularam na internet boatos de que, ao invés de imunizar a população, o governo brasileiro pretendia esterilizar as pessoas em idade reprodutiva para fazer controle de natalidade. Mas, felizmente, a campanha foi um sucesso e o Brasil está prestes a receber o certificado de País Livre da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita”, diz o Ministério da Saúde.

3 comentários:

  1. Tem que se revelar também opiniões de outros especialistas em saúde, que infelizmente a imprensa brasileira prefere ignorar:

    Opiniões de profissionais altamente qualificados sobre o vírus e a vacina

    A imprensa e as "autoridades" da saúde neste momento tentam defender a vacinação contra a gripe suína, qualificando como rumores e teorias da conspiração informações que estão assolando a internet, no momento em que o Brasil começa uma vacinação em massa a qual deve cobrir mais da metade da população do país.

    Para dar mais conteúdo a esta montanha de desinformação, leia abaixo as opiniões de profissionais altamente qualificados sobre o vírus e a vacina (com todas as referencias e fontes).

    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/opiniao-de-profissionais-altamente.html

    Aqui uma pequena amostra:

    Kent Holtorf, médico e doutor

    Qualificações: Médico, doutorado em medicina pela Universidade de St. Louis e especialista em doencas infecciosas.

    "Eu me preocupo mais com a vacina do que com a gripe suína"

    "Timerosal tem mostrado ser causa de autismo em crianças com disfunção mitocondrial"

    -----

    Não é boato, são opiniões de especialistas. Verifique as fontes cidatas.

    ResponderExcluir
  2. Emerson é uma pena que você pense assim.
    É verdade que as informações divulgadas pela mídia e autoridades em geral não são as mais confiáveis quanto a gravidade da doença, mas isso não é motivo para se ter medo da vacina anti-H1N1. Você me passou um post com opiniões de médicos "altamente" graduados e embora todos falem mal da divulgação de informações sobre o H1N1 apenas um deles falou ser contra a vacina. A opinião de apenas um médico não deve ser a única a ser levada em consideração, como o próprio repórter da entrevista disse, outros três médicos anteriores a ele eram a favor da vacina.
    Pesquisar e se informar sobre o assunto não é pegar apenas dois lados de uma matéria, mas é preciso ver TODOS os lados. E quanto os milhares de profissionais da saúde, tão graduados quanto os que você me passou, que são favoráveis a vacina?? Pergunte ao seu médico pessoal e me diga o que ele dirá.

    É direito de todos não querer tomar a vacina, afinal ela não obrigatória como a de 1904, mas divulgar informações mal formuladas para tentar dissuadir aqueles que querer se prevenir não é justo.

    ResponderExcluir
  3. Caro Caio

    Eu apresentei apenas alguns poucos exemplos de profissionais do mais alto nível questionando a gravidade da gripe suína e a seguranca da vacina. O grande problema é que a mídia divulga apenas aqueles a favor, apenas por este motivo é que você não encontra um maior número.

    Outro exemplo de um médico brasileiro:
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/carta-de-medico-contrario-vacinacao.html

    E que tal as informacões sobre as várias investigacões em relacão à influência dos laboratórios de vacina sobre a OMS??

    Você acha que são informações mal formuladas??

    Aqui na Inglaterra, que teve o inverno mais frio das últimas décadas, a gripe não chegou nem a fazer cócegas, porque então no Brasil temos que arriscar a saúde de nossa populacão para que este governo corrupto possa justificar o gasto de 2 bilhões de reais em vacinas inúteis e perigosas??

    ResponderExcluir