terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Google Drive, a pá de cal no Windows 7




Os rumores de que o Google lançará um serviço de armazenamento online, o Google Drive, crescem a cada dia. Isso significa apenas uma coisa: que a Microsoft corre enorme perigo. Coitado do Bill Gates. Não deu nem tempo de abrir uma Coca-Cola para comemorar a repercussão positiva em relação ao primeiro beta do Windows 7. "Saco. Aqueles moleques de Mountain View já estão preparando outra...", deve ter pensado. "Que saudade do Steve Jobs!"

Em tese, o Google Drive permitiria que os internautas guardassem todos os seus arquivos pessoais nos servidores da empresa de Sergey Brin e Larry Page. O serviço poderia fazer ainda a sincronia dos documentos entre múltiplos computadores, para evitar a bagunça de diferentes versões em vários HDs. Incrivelmente funcional, mas nada inédito. A própria Microsoft mantém na web algo semelhante, o Live Mesh, em fase beta. E há também o popular Dropbox (confira o teste do INFOLAB com estes e outros serviços na INFO de fevereiro, que chega em breve às bancas).

Agora vale a pena juntar as peças do quebra-cabeças. O Google é mestre em criar (ou adquirir) ferramentas simples e funcionais, que caem no gosto do povão. O buscador, o Gmail e o Maps são exemplos mais do que óbvios disso. Não será diferente com o Google Drive, que deu as caras pela primeira vez em um menu de contexto do Picasa para Mac e, recentemente, apareceu em um trecho do código do Google Pack. Ele só não fará sucesso se os engenheiros de Mountain View tiverem perdido a mão.

Isso pode causar um estrago do tamanho de uma bomba atômica na Microsoft. A partir do momento em que milhares de pessoas resolverem hospedar seus arquivos online, essa grande massa vai perceber que o sistema operacional tornou-se só um detalhe. Não estou falando de quem já está careca de saber como funciona a computação em nuvem, mas do Zé da Esquina e da dona Josefina. Textos, planilhas e apresentações poderão ser abertos direto no Google Docs. Fotos e vídeos, por futuros visualizadores do Picasa e do YouTube. E por aí vai.

Por que essa multidão vai querer migrar para o Windows 7? Por mais que o futuro sistema operacional possa parecer melhor do que o Vista, até agora ele não trouxe nada de incrivelmente inovador. Talvez este seja um dos grandes motivos para o XP ter escapado da morte inúmeras vezes: ele dá conta do recado e todo mundo aprendeu a conviver com suas falhas de segurança. O Google Drive é mais uma prova de que, aos poucos, o Google está criando o seu sistema operacional virtual.


Postado por - Mauricio Moraes - 30/01/2009
Fonte: http://info.abril.com.br/blog/nalinhadogoogle/20090130_listar.shtml?144967
____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário